29/06/2011

O passageiro

O Passageiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O passageiro é um monumento da cidade de Londrina, no estado do Paraná. Está localizado na Avenida Dez de Dezembro, em frente ao Terminal Rodoviário de Londrina, e foi inaugurado no dia 10 de dezembro de 1987 em comemoração ao 55º aniversário da Viação Garcia.
A escultura tem 15 metros de altura, possui colunas de concreto que apoiam uma esfera de cinco metros de diâmetro, que está cortada em três secções e apoiam as duas figuras humanas e a semente, que são feitas em aço inoxidável. A esfera possui um metro de diâmetro e foi confeccionada em latão dourado.
Segundo o artista plástico Henrique Aragão, criador do monumento, as duas figuras humanas simbolizam os viajantes que procuram uma integridade interior e a unidade entre Eros (desejo) e Tânatos (morte). Assim o artista procurou retratar o que ele chama de "homem completo". Uma das figuras busca o interior, pois está voltada para dentro, e a outra busca uma interação com o infinito e com o cósmico, pois tem toda a sua abertura para fora. A semente que fica no centro do monumento significa, segundo o artista, "tudo o que se cria, tudo o que nasce e tudo o que se transforma".
Acessado em : 29.06.2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Passageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário