22/06/2011

Chichén Itzá


Chichén Itzá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cidade pré-hispânica de Chichén Itzá*
Patrimônio Mundial da UNESCO
Chichen-Itza-Castillo-Seen-From-East.JPG

Chichén Itzá, pirâmide de Kukulcán.

País México
Tipo
Critériosi, ii, iii
Referência483
Região**América
Coordenadas20º 40' 00" N 88º 36' 00" O
Histórico de inscrição
Inscrição1988  (12ª sessão)
* Nome como inscrito na Lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.
Chichén Itzá (do iucateque: Chi'ch'èen Ìitsha) é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã que funcionou como centro político e económico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkán, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetónico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia. O nome Chichén-Itzá tem raiz maia e significa "pessoas que vivem na beira da água". Estima-se que Chichén-Itzá foi fundada por volta dos anos 435 e 455. Foi declarada Património Mundial da Unesco em 1988.

[editar] História

Chichen Itzá ganhou proeminência regional em aproximadamente 600 a.C., mas foi no final dos século clássico que tornou-se um grande centro político regional. A ascensão de Chichen Itzá está relacionada ao declínio de outros centros regionais das planícies do sul de Iucatã, como, por exemplo, Tikal.
Algumas fontes etnográficas afirmam que em 987 um rei tolteca de nome Topiltzin Ce Acatl Quetzalcoatl dominou esta região com o apoio de algumas tropas maias e fez de Chichén Itzá a capital, juntamente com Tula Xicocotitlan. A paritr de então houve uma aglutinação entre os estilos arquitetônicos do povo maia e dos toltecas. A arte e a arquitetura desse período mostra uma mistura interessante de Maya e estilos tolteca. Alguns estudiosos afirmam que neste período a região não fora liderada por um único governante, mas por um conselho formado pelos mais notórios cidadãos. Entretanto, recentemente esta teoria vêm sendo menos apontada pelos historiadores durante as pesquisas sobre a origem de Chichén Itzá.
Fonte:    http://pt.wikipedia.org/wiki/Chich%C3%A9n_Itz%C3%A1
Acessado em: 22.06.2011                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário